O que é Acreditação dos Cursos de Medicina Veterinária?

A Acreditação dos Cursos de Medicina Veterinária representa o reconhecimento formal da competência de programas de ensino em Medicina Veterinária de uma determinada instituição em desenvolver as tarefas de educação, treinamento e avaliação dos estudantes, segundo requisitos de excelência pré-estabelecidos. Por meio de avaliações in loco, representantes do CFMV se certificam de que os cursos seguem padrões de excelência estabelecidos.

 

Por que o curso de graduação da minha instituição deve pleitear a Acreditação do CFMV?

O processo é voluntário. Mesmo não sendo obrigatória, a Acreditação do Curso de Medicina Veterinária é um importante diferencial para a Instituição de Ensino Superior (IES) e para o médico veterinário que procura espaço no mercado de trabalho, cada vez mais competitivo.
O selo de Acreditação emitido pelo CFMV à instituição que comprove excelência serve como referência para a sociedade e sobretudo, para estudantes que buscam um curso com qualidade comprovada. Estudar Medicina Veterinária em uma IES com padrão de ensino reconhecido pelo Conselho aumenta as chances de empregabilidade do graduando e proporciona uma melhor prestação de serviços à sociedade.

 

O que é o Selo de Acreditação?

A Acreditação é o reconhecimento formal dado por um organismo de que uma entidade atende a requisitos previamente definidos em Normas e demonstra ser competente para realizar suas atividades. O selo emitido pelo CFMV serve como referência para estudantes que buscam cursos com qualidade comprovada, e como um estímulo para o aperfeiçoamento dos programas de ensino em Medicina Veterinária de várias Instituições.

 

A instituição de ensino pode divulgar a conquista do Selo de Acreditação?

Sim. A IES que possuir curso de Medicina Veterinária acreditado pelo CFMV poderá divulgar a conquista nos meios publicitários, com a indicação do período de validade da Acreditação e de acordo com o Manual de Identidade Visual do Selo de Acreditação dos Cursos de Graduação em Medicina Veterinária.

 

Que cursos de graduação podem se inscrever para obter o Selo de Acreditação?
Para obter o selo de Acreditação, o curso de Medicina Veterinária deve atender certos requisitos de habilitação como: ter sido autorizado há, no mínimo, 10 (dez) anos; ser reconhecido, conforme exigências legais; pertencer a uma IES que oferta curso de Medicina Veterinária exclusivamente no período diurno; e ter obtido conceito igual ou superior a 3 (três) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), no último ciclo avaliativo.

 

Como inscrever o curso de graduação da minha Instituição de Ensino?
A Instituição de Ensino Superior interessada deve preencher um formulário de inscrição, com informações como requisitos para habilitação e termo de compromisso de participação voluntária. A solicitação de Acreditação será analisada pelo CFMV, que marcará uma avaliação in loco. O processo será submetido ao Plenário do CFMV e a decisão, em caso de curso acreditado, será publicada no Diário Oficial da União.

 

Por quanto tempo vale o Selo de Acreditação?
A instituição que comprovar padrões de qualidade do ensino poderá receber duas categorias de selos: “Acreditado”, com validade de 3 anos, o curso que obtiver conceito máximo, em pelo menos 80% dos indicadores, que constam no Instrumento de Avaliação; e “Acreditado com Excelência”, com validade de 5 anos, o curso que obtiver conceito máximo, em pelo menos 90% dos indicadores.

 

Meu pedido foi negado. O que fazer?

A IES que tiver a solicitação de Acreditação negada, poderá solicitar novamente o processo após 3 (três) anos, a partir da decisão final do Plenário do CFMV.

 

O público tomará conhecimento caso a solicitação de Acreditação do meu curso for negada?

Não, todo processo será sigiloso por parte do CFMV, somente será publicado no Diário Oficial da União quando o curso for Acreditado.

 

Como renovar a o Selo de Acreditação?

A solicitação de renovação da Acreditação deverá ser protocolada no CFMV 180 (cento e oitenta) dias antes do término do período. Uma nova visita verificadora será agendada em sua instituição.