Dúvidas frequentes

 

O que são Programas de Residência e Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária?

Os Programas de Residência e de Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária são cursos de pós-graduação em regime lato sensu.

Os cursos devem ter reconhecimento Institucional, representado por documento que comprove sua aprovação em Conselho de Ensino, Câmara de Pós-Graduação, Pró-Reitoria de Pós-Graduação ou órgão equivalente.

Por que participar de um programa de Residência e Aprimoramento Profissional?

Os programas de Residência e Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária, mesmo não sendo obrigatórios para nenhuma das áreas de atuação, são um importante diferencial no currículo do médico veterinário que procura espaço no mercado de trabalho, cada vez mais competitivo.

O período em treinamento, com a orientação e supervisão de um profissional experiente, é uma ferramenta eficiente para adquirir conhecimento e experiência, dando ao médico veterinário recém-formado mais segurança para trabalhar na área de atuação escolhida. A qualificação também aumenta as chances do médico veterinário no mercado de trabalho e proporciona uma melhor prestação de serviços à sociedade. 

O que é o Selo de Acreditação?

A Acreditação é o reconhecimento formal dado por um organismo de que uma entidade atende a requisitos previamente definidos em Normas e demonstra ser competente para realizar suas atividades.

Por que o meu programa de Residência e Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária deve procurar a acreditação do CFMV?

A adesão à acreditação é voluntária. No entanto, o coordenador do programa de residência ou aprimoramento profissional deve considerar que a acreditação realizada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) representa o reconhecimento formal da competência dos cursos em desenvolver as tarefas de educação, treinamento e avaliação dos residentes e aprimorandos, seguindo requisitos de excelência.

Que programas podem se inscrever para obter o Selo de Acreditação?

A acreditação pode ser concedida a programas de residência e aprimoramento profissional nas seguintes áreas de atuação: Clínica; Produção e Reprodução Animal; Patologia Veterinária; Inspeção de Produtos de Origem Animal; Medicina Veterinária Preventiva; e Saúde Pública. Para obter o selo, o programa deve atender aos critérios pré-estabelecidos nas resoluções CFMV nº 1094/2015 e nº 1076/2014. Durante o processo de avaliação dos programas, são considerados critérios como a estrutura administrativa e organizacional; a capacidade e a qualidade de preceptoria; o projeto pedagógico; a infraestrutura física das instalações à disposição dos programas; a carga horária e a casuística dos serviços cumprida pelos residentes e aprimorandos; e as normas de funcionamento dos cursos. Clique aqui e confira aqui os requisitos para a obtenção da acreditação.

Como inscrever o programa da minha instituição de ensino?

A Instituição que oferece o programa de residência e aprimoramento profissional deve preencher e enviar o formulário (disponível em breve) com as documentações solicitadas. A solicitação de Acreditação será analisada pelo CFMV, que marcará a primeira visita técnica. O processo será submetido ao Plenário do CFMV e a decisão será publicada no Diário Oficial da União.

Por quanto tempo vale o Selo de Acreditação?

A certificação de Acreditação será válida por até quatro anos, com possibilidade de renovação.

Meu pedido foi negado. O que fazer?

A instituição que tiver a solicitação de Acreditação de Programas de Residência e Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária negada por ainda não atender aos pré-requisitos, poderá enviar nova solicitação após 12 meses.